segunda-feira, 29 de março de 2010

O cérebro do roubo ao cofre

Com passado pouco conhecido,
a ministra envolveu-se em ações
espetaculares da guerrilha 
 A ficha nos arquivos militares de Dilma Rousseff, hoje ministra das Minas e Energia: só em 1969, ela organizou três ações de roubo de armamentos em unidades do Exército no Rio de Janeiro  



No atual governo, há uma ex-guerrilheira com posto de ministra de Estado, primeiro escalão com passagem pela guerrilha contra a ditadura militar é a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil— mulher de fala pausada, mãos gesticuladoras, olhar austero e passado que poucos conhecem. Até agora, tudo o que se disse a respeito da ministra dava conta apenas de que combatera nas fileiras da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares, a VAR-Palmares, um dos principais grupos armados da década de 60. Dilma Rousseff, no entanto, teve uma militância armada muito mais ativa e muito mais importante. Ela, ao contrário de José Dirceu, pegou em armas, foi duramente perseguida, presa e torturada e teve papel relevante numa das ações mais espetaculares da guerrilha urbana no Brasil — o célebre roubo do cofre do governador paulista Adhemar de Barros, que rendeu 2,5 milhões de dólares.
O assalto ao cofre ocorreu na tarde de 18 de julho de 1969, no Rio de Janeiro. Até então, fora "o maior golpe da história do terrorismo mundial", segundo informa o jornalista Elio Gaspari em seu livro A Ditadura Escancarada. Naquela tarde, a bordo de três veículos, um grupo formado por onze homens e duas mulheres, todos da VAR-Palmares, chegou à mansão do irmão de Ana Capriglioni, amante do governador, no bairro de Santa Teresa, no Rio. Quatro guerrilheiros ficaram em frente à casa. Nove entraram, renderam os empregados, cortaram as duas linhas telefônicas e dividiram-se: um grupo ficou vigiando os empregados e outro subiu ao quarto para chegar ao cofre. Pesava 350 quilos. Devia deslizar sobre uma prancha de madeira pela escadaria de mármore, mas acabou rolando escada abaixo. A ação durou 28 minutos e foi coordenada por Dilma Rousseff e Carlos Franklin Paixão de Araújo, que então comandava a guerrilha urbana da VAR-Palmares em todo o país e mais tarde se tornaria pai da única filha de Dilma. O casal planejou, monitorou e coordenou o assalto ao cofre de Adhemar de Barros. Dilma, no entanto, não teve participação física na ação. "Se tivesse tido, não teria nenhum problema em admitir", diz a ministra, com orgulho de seu passado de combatente.
"A Dilma era tão importante que não podia ir para a linha de frente. Ela tinha tanta informação que sua prisão colocaria em risco toda a organização. Era o cérebro da ação", diz o ex-sargento e ex-guerrilheiro Darcy Rodrigues, que adotava o codinome "Leo" e, em outra ação espetacular, ajudou o capitão Carlos Lamarca a roubar uma Kombi carregada de fuzis de dentro de um quartel do Exército, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. "Quem passava as orientações do comando nacional para a gente era ela." O ex-sargento conta que uma das funções de Dilma era indicar o tipo de armamento que deveria ser usado nas ações e informar onde poderia ser roubado. Só em 1969, ela organizou três ações de roubo de armas em unidades do Exército, no Rio. Quando foi presa, em janeiro de 1970, o promotor militar que preparou a acusação classificou-a com epítetos superlativos: "Joana D'Arc da guerrilha" e "papisa da subversão". Dilma passou três anos encarcerada em São Paulo e foi submetida aos suplícios da tortura. 


É ESSE TIPO DE GENTE QUE LULA QUER PARA SUBSTITUIR ELE? ENTREGAR A NAÇÃO A UMA GUERRILHEIRA? PENSEM BEM O FUTURO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS! 

8 comentários:

  1. o cara, sai dessa vida, se ela combateu as coisas erradas que aconteciam ela tem que ter valor . O serra onde estava?Exilado ou sugido?Ele foi presou ou correu antes? Ele foi torturado e delatou seus "amigos estudantes"?Dilma não é guerrilheira e GUERREIRA HA MUITA DIFERENÇA AI E NÃO É SÓ GRAMATICAL
    RICARDO

    ResponderExcluir
  2. Guerrilheira sim, e não eu quem digo e sim a história. Não estou dizendo que Serra é melhor ou pior, apenas estou informando os desinformados como vc.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fui Lulista agora estou com a Dilma mas vou relatar que depois que o Sr Mario Covas e o ex presidente da republica Fernado Henrique Cardoso, privatizaram muitas cuisas no no meu Brasil, e no Brasil dos meus filhos e netos,o finado Mario Covas acabou com a FEPASA que empregou muita gente sou de Bauru uma cidade que surgiu como outras no interior de Sao Paulo com o avanço da ferrovia rumo a oeste.Num total de 30 Bilhoes que foi privatizado ja se perdeu 10 Bilhoes de Reais.Com o PAC esta tendo investimentos nessa area novamente, grassas ao nosso governo Lula. Mas nao vamos deixar se perder oque ainda se pode recuperar. Digite no You tube a palavra "Subestação de Dois Corregos", vejam o nosso dinheiro oque virou com a decadencia da ferrovia no Brasil.Meu e-mail é : andersonlanzetti@yahoo.com.br sou um amante da ferrovia. Gostaria que voltasse a circular trens de passageiros no interior de Sao Paulo. Vou votar na Dilma pois o PT nao esta acabando com as riquesas do nosso Brasil.Quero que meus netos vejam um trem de passageiro circulando como eu vi quando garoto, hoje eu tenho 26 anos acredito que se houvesse um grandioso investimento por parte do nosso governo em zelar pelo que já estava funcionado nao teria chegado a esse ponto. O alcoolduto que ira transportar a safra de alcool para o porto de Santos fica mais caro do que se reativar o transporte ferroviario de carga, por vagões tanque, se pagar as idenizações e desapropriações de terra para passar esse duto, deixará muito dono de terra milionario e um duto de alcool nao gera emprego como a ferrovia que nessecita de manutenções normais como qualquer outro equipamento ou estrada de rodagem como uma rodovia por exemplo. Muito obrigado Dilma estou com Você!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. o Mario Covas levou muitas empresas estatais como a CESP para a cova. A CESP era uma empresa que empregou muita gente quem trabalhava na CESP e se aposentou la te uma aposentadoria boa tem uma casa, um carro, deu estudo para os filhos e agora que privatizaram todas as hidroeletricas do rio Tiete, atualmente eh uma empresa americana que toma conta de todas as hidroeletricas do Tiete. Pessoal esses investimentos bilionarios de muito anos de investimento eh a mesma coisa se voce construir uma casa dos seus sonhos e dar para um estranho morar nela. Construimos esses antigas hidroeletricas que durante muito tempo supriu e ainda supre nosso fornecimento de energia ao inves de zelarmos entregamos para um grupo americano que beleza neh! Hoje com a safra de cana no estado de sao paulo no periodo da estigem quando se tem falta de chuva as usinas de alcool liberam seus excedentes de energia para a tambem "tambem privatizada CPFL", assim conseguimos passar esse periodo numa boa. Mas temos que construir mais hidroeletricas nosso consumo esta aumentando. E nao levalas para a "Covas" digo cova, ofuturo eh nos mesmos que construimos e a destruição de riquezas ja existentes tambem.

    ResponderExcluir
  5. NÃO ESTOU FAZENDO CAMPANHA PRA NINGUÉM.

    MEU OBJETIVO É APENAS RELATAR... DILMA NÃO É LULA, NEM MÁRIO COVAS É SERRA NEM SERRA É FERNANDO HENRIQUE.

    FALEI E DISSE.

    ResponderExcluir
  6. n innguem pode condenar a Dolma por um pasasdo que ao contrário de deixá-la envergonhada orgulha esta naçãi que via de regras é de coverdes e tranbiqueiros. Aquela época foi uma época que pou voce pegava arma ou pegava taca. Dilma pegou arma em pro daquilo que ela acreditava ou acredita.Quem escreve contra ela por causa desse episódio deveria se sentir envergonhado de não tewr aquilo roxo... ela tem. Não voto com ela e voto com Marina, não por causa de seu pasasado ... simplesmente porque acho que a Marina é muito mais dócil e merece essa chance de salvar o planeta a partir do Brasil.

    ResponderExcluir
  7. aproveito a internet para pedir que votemos em Marina silva para presidente do Brasil... e para que o verda da floresta surja em nossa consciencia.

    ResponderExcluir
  8. sou maranhense com muito orgulho ... só não me orgulho com as maracutáias que nosso político fichas suja expõem na mídia.por isso voto em Marina SILva.

    ResponderExcluir